O Jardim Zoológico de Chester, em Inglaterra, anunciou, na sexta-feira, o nascimento de dois "raros" saguins-cabeça-de-algodão gémeos, numa altura em que espécie está "criticamente ameaçada".
"Ótimas notícias! Acabam de nascer gémeos raros saguins-cabeça-de-algodão. Estes novos bebés adoráveis estão a desempenhar um papel fundamental na sobrevivência da sua espécie criticamente ameaçada", anunciou o Jardim Zoológico na rede social Facebook.
Os dois primatas são filhos de Leo e Treat, que esteve grávida durante cinco meses. Nasceram no final de junho com um peso de apenas 40 gramas e medem 10 centímetros da cabeça à cauda e juntaram-se agora aos restantes saguins-cabeça-de-algodão do Jardim Zoológico de Chester.
Os saguins-cabeça-de-algodão são nativos de uma pequena região do norte da Colômbia e, ao longo dos últimos anos, registaram um "declínio devastador" na sua população após terem perdido mais de ¾ do seu habitat natural.
"É maravilhoso ver dois pequenos bebés agarrados à mãe Treat e ao pai Leo enquanto saltam de árvore em árvore. Quando nascem, os saguins-cabeça-de-algodão parecem-se com os adultos, só que são ainda mais pequenos - do tamanho de bolas de golfe!", afirmou Mike Jordan, Diretor de Animais e Plantas do Jardim Zoológico de Chester, citado pela imprensa britânica.
"Esta redução severa da sua população significa que o nosso programa de reprodução de conservação, coordenado com outros grandes jardins zoológicos internacionais, está a fornecer uma linha de vida cada vez mais vital para a espécie, à medida que procuramos estabelecer uma população próspera para o futuro", acrescentou.
Pode ver imagens dos "raros" saguins-cabeça-de-algodão na galeria acima.
Leia Também: "Muito felizes". Eis as meias-irmãs que nasceram num zoo em Nova Iorque