Ex-PM de Israel pede mudança na liderança. "Valores não são bons"
O antigo chefe de Estado de Israel Naftali Bennett defendeu esta quarta-feira que existe "fanatismo" e "infantilidade" na forma omo a liderança está a agir perante o conflito no Médio Oriente. "São pessoas que eu adoro, mas elas também têm de ser substituídas", defendeu.
© AHMAD GHARABLI/AFP via Getty Images
Mundo Israel/Palestina
O antigo primeiro-ministro de Israel Naftali Bennett defendeu, esta quarta-feira, que tanto a liderança política como militar do país deveria ser substituída.
"Precisamos de uma mudança. A liderança não está boa - não tem valores bons", referiu o antigo líder durante uma conferência organizada pelo jornal Israel Hayom na cidade de Herzliya.
"A liderança coloca muitas vezes os interesses pessoais acima do Estado, ou o bem de um setor acima do bem do Estado, ou, de forma fanática ignora o mundo e grita: 'Vamos bombardear aqui largar uma bomba atómica em Gaza'. Têm um comportamento infantil e irresponsável", acrescentou.
Durante o seu discurso, Bennet reforçou o apelo à substituição do governo israelita e também da liderança no âmbito das forças de segurança, comparando: "É como uma empresa. Se tem bons valores de fundação, mas uma má gestão, mudam-se os gestores. A liderança de Israel tem de ser substituída, tanto a liderança política como a de segurança".
Segundo a publicação Times of Israel, Bennet deixou ainda bem claro que é preciso deixar o 'coração de lado': "São pessoas que eu adoro, mas elas também têm de ser substituídas".
Uma nova ronda de negociações para um cessar-fogo está marcada para quinta-feira, em Doha, no Catar. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, confirmou hoje que uma delegação estará presente nas conversações, anunciadas pelos Estados Unidos, Catar e Egito.
O Hamas já deu conta de que não estará presente.
Leia Também: Hamas reafirma ausência das negociações e quer recuperar plano de Biden
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com