A polícia alemã revelou, este sábado, que tinha detido um indivíduo na sequência de um ataque à faca num festival na cidade de Solingen, no oeste da Alemanha, que fez três mortos e oito feridos. A BBC avança que o suspeito é um jovem de 15 anos.
O diretor da operação policial, Thorsten Fleiss, explicou que o adolescente é suspeito de ter conhecimento prévio do ataque e de não ter agido para o evitar, mas os investigadores acreditam que não se trata do agressor, que ainda está em fuga e que terá agido sozinho.
O jovem, que foi detido de manhã na casa da família, foi identificado com base no testemunho de duas pessoas que ouviram uma conversa suspeita antes dos acontecimentos durante o festival e que, após o ataque, contactaram a polícia.
"Só sabemos que falou com uma pessoa, se essa pessoa era o agressor não temos a certeza", disse o procurador responsável pela luta contra o terrorismo na região da Renânia do Norte-Vestefália (NRW), Markus Caspers, na conferência de imprensa.
Por sua vez, o chefe de polícia Markus Röhrl afirmou, que, para já, não pode fazer mais comentários enquanto a investigação estiver em curso, no entanto, declarou que não será divulgada nenhuma imagem do suspeito menor de idade, revela a BBC.
Röhrl adiantou ainda que foram encontradas "várias facas" e estão ainda a tentar determinar se alguma delas foi usada no ataque, não confirmando a informação avançada em meios de comunicação social sobre uma possível descoberta da arma do crime.
A polícia diz que ainda não sabe as circunstâncias do ataque, mas até agora não pode descartar uma motivação "terrorista". Além disso, afiança que o agressor parece ser completamente desconhecido de todas as vítimas.
"Não há outro motivo aparente. As vítimas eram desconhecidas, sem parentesco. Por isso pensamos que é possível que tenha sido um ato terrorista", afirmou Caspers.
Questionado sobre relatos de que o agressor tinha como alvo a garganta das vítimas, o responsável respondeu que, segundo as imagens do ataque, de facto, as facadas foram dirigidas "com muita precisão" à garganta e ao pescoço das pessoas.
Os responsáveis policiais tornaram ainda públicas as idades das vítimas mortais - são dois homens de 67 e 57 anos e uma mulher, de 56.
Dos oito feridos, há quatro pessoas que estão "gravemente feridas" no hospital. "Esperamos que, em breve, as suas vidas não estejam em risco. As coisas estão a caminhar na direção certa", declarou.
Inicialmente, as autoridades avançaram que um homem foi detido com possível ligação com o ataque, referiu a agência Reuters.
"A investigação e a caça ao homem para encontrar outros possíveis autores e razões para o crime estão em pleno andamento", tinha declarado anteriormente fonte policial.
A polícia montou, esta manhã, uma caça ao homem "em grande escala", envolvendo diversas forças policiais locais e federais, em busca de um agressor desconhecido, horas depois de este ter perpetrado o ataque no evento.
De recordar que o atacante terá esfaqueado "pessoas ao acaso" durante um festival em Solingen, que marcava o 650.º aniversário da cidade de 160.000 habitantes. O evento tinha começado na sexta-feira e terminaria domingo.
As celebrações foram interrompidas e a população foi instruída a deixar o local e a permanecer em casa.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se chocado com o ataque e pediu que o autor fosse punido "em toda a extensão" da lei.
"Na nossa sociedade não devemos tolerar algo assim e nunca aceitá-lo", disse.
A ministra do Interior alemã, Nancy Faeser, deverá visitar o local hoje à tarde.
[Notícia atualizada às 15h57]
Leia Também: As imagens do aparato policial do ataque à faca no festival na Alemanha