Meteorologia

  • 13 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Sentença de Daniel Sancho quase pronta. As novidades e o que esperar

A sentença do assassino confesso do cirurgião colombiano será conhecida no dia 29 de agosto.

Sentença de Daniel Sancho quase pronta. As novidades e o que esperar
Notícias ao Minuto

10:23 - 25/08/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Daniel Sancho

No dia 29 de agosto terminará o processo judicial contra Daniel Sancho, o espanhol de 30 anos que confessou ter assassinado o cirurgião colombiano Edwin Arrieta na Tailândia e que poderá acabar sendo punido com a pena de morte devido à magnitude do crime. Contudo, os advogados descartam esta hipótese. 

 

Acusado do assassinato e desmembramento do cirurgião colombiano Edwin Arrieta, enfrenta vários cenários possíveis. Entretanto, alguns dos seus apoiantes já se dirigem para a Tailândia.

Só no próximo dia 29 de agosto, às 9h00, hora portuguesa, é que a sentença do arguido será tornada pública. Contudo, o pai, o famoso ator espanhol Rodolfo Sancho, viajou já este domingo acompanhado da sua equipa de advogados, Carmen Balfagón e Marcos García-Montes. 

Os cenários possíveis

O seu advogado em Espanha, Marcos García-Montes, e os seus porta-vozes, Carmen Balfagón e Ramón Chipirrás, apenas consideram dois cenários possíveis para o próximo dia 29 de agosto.

Segundo a imprensa espanhola, as únicas duas possibilidades que a equipa está a considerar são homicídio qualificado e homicídio negligente. No entanto, a pena para estes crimes pode variar dependendo da sua gravidade. De qualquer forma, a defesa de Daniel Sancho descarta a premeditação de que foi originalmente acusado e, também, a absolvição. 

Foi a própria equipa que apontou que o procurador do caso, Jeerawat Sawatdichai, confirmou à imprensa que descartaria a premeditação associada ao alegado assassinato de Edwin Arrieta. Segundo a defesa do chef em Espanha, estas declarações ocorreram durante o último dia do julgamento. 

Recentemente, a Infobae Espanha noticiou que os detentos da prisão de Kho Samui, onde Sancho está detido, afirmaram que o espanhol se gaba de que será libertado porque o seu pai já pagou uma grande quantia em dinheiro. 

Esta versão foi prontamente desmentida pela equipa de advogados, que a apelidou de "barbaridade".

Quem estará presente

Daniel Sancho só poderá estar acompanhado dos pais no dia da leitura da sentença. Nem os seus advogados, nem qualquer outro membro da sua família estarão presentes. O pai já viajou e a mãe também o deverá fazer em breve. Esta não é a primeira vez que a mãe de Daniel Sancho, Silvia Bronchalo, viaja ao continente asiático para acompanhar o filho em momentos-chave do processo. 

A atriz deverá viajar para a Tailândia em breve e deverá chegar a Koh Samui nos dias anteriores à leitura da sentença.

Recorde-se que espanhol encontrou-se com a vítima no dia 2 de agosto de 2023 e juntos andaram de mota. Quando voltaram ao hotel, tiveram uma discussão, após o colombiano lhe ter pedido para ter relações sexuais. Sancho terá dado um murro no rosto do amigo, o que o deixou inconsciente.

O homem, em pânico, levou-o depois para a casa de banho, tentando fazê-lo recuperar a consciência. Depois de esperar uma hora e sem resposta de Edwin Arrieta, Sancho decidiu começar a desmembrar o médico, um processo que admitiu ter demorado "três horas". 

No mesmo dia, colocou os restos mortais do homem em sacos plásticos pretos e alugou um caiaque que o ajudou a lançar grande parte deles ao mar. O resto do corpo foi levado para o aterro da ilha, onde horas depois um trabalhador faria a descoberta.

Durante o julgamento, o espanhol confessou que se sentiu "arrependido e culpado" ao ver o estado em que o cirurgião ficou e negou a premeditação do crime.

Leia Também: Daniel Sancho fez 30 anos na prisão. Pais visitaram-no (e houve surpresa)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório