Os incêndios que estão a devastar Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, já fizeram pelo menos dez mortos, segundo o último balanço, conhecido esta sexta-feira.
Ao mesmo tempo que ainda se trava o combate aos incêndios, também as vítimas vão sendo conhecidas. Segundo a CBS News, já há quatro nomes revelados, com familiares a lamentarem esta tragédia.
Segundo a publicação norte-americana, um dos mortos é Rodney Nickerson, um homem de 82 anos que acreditou, à semelhança da vizinhança, que o fogo não fosse tão "devastador" - mas acabou por morrer em sua casa.
Segundo explicou a filha de Nickerson à imprensa internacional, o homem insistiu, por isso, permanecer na casa de família, que comprou em 1968, por cinco dólares [cerca de 4,87 euros; com a inflação, seria o equivalente a 44,12 euros].
"A última coisa que ele me disse foi: 'Estarei aqui amanhã'. O meu filho tentou convencê-lo a ir-se embora, os meus vizinhos e eu própria, e ele disse que ia ficar bem…", recordou a filha à CBS News. Rodney Nickerson foi encontrado na sua cama.
Uma das outras vítimas foi, segundo a CBS News, Victor Shaw, que terá morrido a combater o incêndio. A vítima mortal, de 66 anos, foi encontrada agarrada à mangueira. "Ele não estava muito bem [de saúde], mas sei que provavelmente lutou com toda a vontade", explicou a irmã, Shari Shaw, à CBS News.
"Vou sentir a falta de falar com ele, brincar com ele, viajar com ele. Vou sentir muito a sua falta", referiu a mulher.
Já a Associated Press (AP) avançou com mais dois nomes - dois homens que eram pai e filho. Segundo a agência de notícias, as vítimas são Anthony Mitchel, um homem amputado, e o seu filho Justin que sofria de paralisia cerebral.
"Não conseguiram salvar-se", disse Hajime White, filha de Anthony Mitchel, acrescentando que ambos estavam à espera que uma ambulância os socorresse. Segundo Hajime White, o pai foi encontrado ao lado da cama do filho.
A CBS News adianta que, nestes últimos dias, mais de 10 mil estruturas já foram destruídas pelas chamas, que têm sido alimentadas pelos ventos fortes. Milhares de residentes têm sido obrigados a fugir das suas casas para se salvarem.
Duas famílias portuguesas afetadas por fogos em LA
Duas famílias portuguesas na área terão sido afetadas, já que "as suas casas terão ardido". Contactada pelo Notícias ao Minuto fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros explicou que não havia mais detalhes a avançar por agora.
Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi também questionado sobre a situação por jornalistas, em Lisboa, respondendo que estava à espera de obter detalhes ainda hoje ou no sábado.
Leia Também: Biden diz que incêndios em Los Angeles lembram "uma cena de guerra"