O presidente russo, Vladimir Putin, chegou, esta segunda-feira, à Mongólia, reportam os meios estatais russos.
A chegada do presidente russo ao país, acontece depois de a União Europeia (UE) ter pedido à Mongólia que execute um mandado de captura internacional e detenha o presidente russo assim que chegue ao país.
Segundo imagens partilhadas pela televisão estatal russa, é possível ver o avião de Putin a aterrar no aeroporto.
Recorde-se que após o anúncio da ida de Putin à Mongólia, o Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu ao país que execute o mandado de detenção contra o mesmo, pela deportação e transferência ilegal de milhares de crianças ucranianas dos campos de refugiados da Ucrânia.
Vladimir Putin acaba de chegar à Mongólia. Seria uma visita de Estado como qualquer outra, não fosse por um importante detalhe: a Mongólia é signatária do Tribunal Penal Internacional (TPI) e, portanto, tem a obrigação de executar os mandados de captura emitidos, incluindo o… pic.twitter.com/ofuIAM6pRH
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 2, 2024
O tribunal recordou, num comunicado, que a Mongólia é um Estado-Parte no Estatuto de Roma do TPI e que depende precisamente dos seus Estados-Partes e de outros parceiros para executar as suas decisões, incluindo em relação aos mandados de detenção.
Leia Também: UE pede a Mongólia que cumpra mandado e detenha presidente russo