Pelo menos 8 mortos no desabamento de prédio de 7 andares na Serra Leoa

Pelo menos oito pessoas, entre as quais três crianças com menos de cinco anos, morreram segunda-feira quando um prédio de sete andares desabou em Freetown, capital de Serra Leoa, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres (NDMA).

Notícia

© X/ZT_Followers

Lusa
17/09/2024 12:09 ‧ 17/09/2024 por Lusa

Mundo

Serra Leoa

"Até ao momento, seis sobreviventes foram resgatados dos escombros, enquanto oito vítimas, três homens, duas mulheres e duas raparigas e um rapaz com menos de cinco anos, foram confirmadas como mortas", afirmou a NDMA ao final do dia de segunda-feira numa declaração na rede social Facebook.

 

"A NDMA confirmou que mais pessoas continuam presas sob os escombros e que algumas delas conseguem comunicar a sua localização aos socorristas", acrescentou.

O proprietário do edifício não vive na Serra Leoa e o imóvel que estava a ser utilizado para fins residenciais e comerciais.

Para ajudar nos esforços de salvamento, a NDMA, juntamente com a Câmara Municipal de Freetown e outras agências, enviou duas gruas privadas para o local do acidente, cujas causas ainda não são conhecidas.

O Presidente da Serra Leoa, Julius Maada Bio, lamentou o sucedido e apresentou as suas condolências aos entes queridos das vítimas, afirmando na rede social X que se tratava de "uma perda devastadora".

"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para resgatar, sempre que possível, e prestar todo o apoio aos sobreviventes (...). Vamos lançar uma investigação em grande escala sobre esta catástrofe e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que esta tragédia se repita", afirmou.

Embora a Serra Leoa tenha conseguido reduzir as taxas de pobreza nos últimos anos, o país foi atingido pela covid-19 e pelo aumento dos preços das matérias-primas e do petróleo, alimentado pela invasão russa da Ucrânia, e os seus edifícios são muitas vezes mal construídos e com materiais de má qualidade.

Leia Também: Soldados condenados a anos de prisão por tentarem golpe na Serra Leoa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas