Vivenda escondia laboratório de drogas subterrâneo. As imagens

O laboratório estava localizado numa sala subterrânea, escondida por uma parede falsa.

NotíciaVídeo

© Reprodução X Polícia Espanha

Notícias ao Minuto
17/09/2024 20:12 ‧ 17/09/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha desmantelou um laboratório de fabrico de substâncias estupefacientes e detiveram 10 membros que integravam uma organização criminosa, dedicada ao fabrico e distribuição de droga em território espanhol. 

 

Em comunicado, esta terça-feira, a polícia revela que a investigação teve início no passado mês de maio, quando os investigadores detetaram "a existência de uma organização criminosa sediada na região de Levante dedicada à distribuição de substâncias estupefacientes". 

Os agentes perceberam ainda que a organização "se dedicava também à produção num laboratório escondido numa casa, pelo que foi iniciada uma investigação em duas fases". 

Na primeira fase, a polícia conseguiu "identificar sete pessoas relacionadas com a rede, que foram sujeitas a vigilância e vigilância discreta para estabelecer as suas ligações com outras redes, bem como para localizar as suas residências e possíveis locais de armazenamento das substâncias que traficavam". 

Os agentes, durante uma das operações de vigilância, "conseguiram descobrir um dos meios de ocultação da droga utilizada pela rede; uma botija de butano manipulada, dentro da qual a droga era transportada de um local para outro, tendo os agentes salientado nas suas investigações que esta botija chegou a ser transportada da casa de um dos principais suspeitos para outro local por outro dos detidos na sua viatura".

Quanto ao perfil dos suspeitos, os agentes destacaram que estes mantinham "fortes medidas de segurança entre si quando se deslocavam de um local para outro, realizando manobras de condução com o objetivo de detetar uma possível perseguição policial" e realizavam vigilância nas imediações da casa do principal investigado.

"As medidas de segurança adoptadas pelos membros da organização exigiram a colaboração de membros da Polícia Nacional de outras províncias para evitar serem detetados durante a sua vigilância.

Após serem recolhidos indícios suficientes, a polícia deteve sete envolvidos e realizou buscas em quatro casas, que levaram à apreensão de diversas e variadas quantidades de drogas, bem como 35.135 euros em dinheiro.

Após esta primeira fase, "foi possível localizar o local onde a droga era produzida e posteriormente distribuída, que se situava numa casa localizada na localidade alicantina de Teulada, alegadamente gerida por um homem de nacionalidade belga, que também se encontrava sob investigação, juntamente com outro indivíduo de nacionalidade espanhola residente na localidade de Benidorm". 

Desta forma, e perante a possibilidade de se furtarem à ação policial, os agentes "realizaram uma operação em que intercetaram e detiveram um dos investigados, quando este se preparava para sair de casa na companhia da mulher e de outro homem, a bordo do seu veículo".

A hipótese de um possível laboratório oculto "foi confirmada durante a busca na casa na cidade de Teulada". Os agentes "descobriram uma sala escondida por detrás de uma parede dupla na cave da casa, no interior da qual se encontrava um laboratório de produção de substâncias estupefacientes, principalmente para o fabrico de drogas de marca: speed, metanfetamina cristal e ecstasy, entre outras". 

Entre as ferramentas encontradas no laboratório estão "uma prensa hidráulica e uma máquina de embalagem a vácuo com caraterísticas industriais, com as quais se completaria o processo de manipulação das drogas fabricadas". 

Além disso, o laboratório, refere a polícia, "estava equipado com todo o tipo de instrumentos de precisão" para a produção das drogas, bem como uma grande quantidade de produtos químicos e precursores necessários para o seu fabrico.

Durante as duas fases da operação, foram apreendidos diferentes tipos de drogas, nomeadamente 358 gramas de tusi ou cocaína rosa(metanfetamina), 223,78 gramas de cocaína, 294 gramas de cristal (metanfetamina), 5,85 gramas de speed, 35,75 gramas de metanfetamina, bem como 3.199 gramas de marijuana e 229 gramas de haxixe.

Os investigadores "localizaram ainda 24 quilos de uma substância em pó, bem como outros produtos químicos apreendidos e necessários para o fabrico deste tipo de drogas".

Pode ver as imagens desta operação no vídeo acima.

Leia Também: Cinco polícias espanhóis detidos por suspeitas de tráfico de droga 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas