'Vice' do Gana entre os 13 candidatos que vão disputar presidenciais

A Comissão Eleitoral do Gana anunciou hoje a aprovação de 13 candidatos às eleições presidenciais de 07 de dezembro, incluindo os dois grandes favoritos, que são o vice-presidente do país, Mahamudu Bawumia, e o ex-presidente John Dramani Mahama (2012-2017).

Notícia

© NIPAH DENNIS/AFP via Getty Images

Lusa
20/09/2024 15:28 ‧ 20/09/2024 por Lusa

Mundo

Gana

Nove candidatos concorrem por partidos políticos e quatro concorrem como independentes, num conjunto em que apenas constam duas mulheres.

 

O anúncio foi feito depois de milhares de apoiantes do principal partido da oposição, o Congresso Nacional Democrático (NDC), terem na terça-feira realizado protestos em todo o país para exigir uma auditoria independente dos cadernos eleitorais antes das eleições presidenciais.

O NDC acusou a Comissão Eleitoral de alterar os cadernos eleitorais para favorecer o Novo Partido Patriótico (NPP), no poder, e o seu candidato às eleições, o vice-presidente Bawumia.

Bawumia vai enfrentar uma corrida que se perspetiva como renhida contra o candidato do partido da oposição, o ex-presidente John Dramani Mahama.

O atual chefe de Estado do Gana, Nana Akufo-Addo, vai abandonar o cargo após as eleições de dezembro, depois de ter cumprido os dois mandatos permitidos pela Constituição.

O Gana, um grande produtor de ouro e cacau, enfrenta a pior crise económica dos últimos anos, com uma dívida pública elevada.

O país da África Ocidental recorreu ao Fundo Monetário Internacional com que assinou em maior de 2023 um empréstimo de 3 mil milhões de dólares (2,69 mil milhões de euros) a ser desembolsado em três anos. A segunda tranche de 360 milhões de dólares (322,6 milhões de euros) foi entregue no final de junho.

A crise económica deverá dominar a campanha eleitoral que decidirá a sucessão de Akufo-Addo.

Leia Também: Reino Unido financia projetos de ciência, tecnologia e inovação no Gana e Nigéria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas