O governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, Gavin Newsom, assinou o decreto que aprova a proibição da venda de todo o tipo de sacas de plástico nos supermercados e noutras lojas do estado.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), a nova medida, aprovada no mês passado, entrará em vigor em 2026. Os clientes que não tragam consigo uma saca passarão a poder escolher apenas as opções de papel vendidas pelas lojas.
A Califórnia já tinha proibido a venda de sacas de plástico finas, permitindo apenas sacas feitas de um plástico mais grosso, de forma a que pudessem ser reutilizadas.
Os defensores da medida alegaram que as pessoas não estavam, mesmo assim, a reutilizar as sacas.
A organização ambiental sem fins lucrativos Oceana aplaudiu a medida, por "proteger o litoral, a vida marinha e as comunidades da Califórnia das sacas plásticas de compras descartáveis".
Christy Leavitt, diretora da campanha de plásticos da Oceana, disse, no domingo, que a proibição total das sacas de plástico descartáveis nas caixas de supermercados "consolida a Califórnia como líder na luta conta a crise global de poluição plástica".
Leia Também: Governador da Califórnia avança com legislação que protege artistas da IA