Apreendidos 19,4 quilos de cocaína no aeroporto da maior cidade da Nigéria

A Agência Nacional Antidrogas da Nigéria (NDLEA) apreendeu 19,4 quilos de cocaína avaliados em 4,66 bilhões de nairas nigerianas (2,6 milhões de euros) no Aeroporto Internacional Murtala Muhammed, em Lagos, informou hoje a agência.

Notícia

© Maksim Konstantinov/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Lusa
24/09/2024 16:15 ‧ 24/09/2024 por Lusa

Mundo

Nigéria

A droga foi apreendida na quarta-feira a um empresário nigeriano de 48 anos que tinha acabado de aterrar em Lagos, a maior cidade da Nigéria, vindo da Etiópia e que, de acordo com as investigações iniciais, pertence a um cartel de droga que opera entre Brasil, Etiópia, Nigéria e outros países da África Ocidental, disse o porta-voz da NDLEA, Femi Babafemi.

 

Os agentes encontraram 817 invólucros de cocaína com Ogbuji, após o que este foi detido.

"O suspeito aproximou-se da mesa de exame com um saco de viagem preto, que foi revistado por um agente da NDLEA, que libertou a bagagem", disse Babafemi.

Mas, "numa manobra duvidosa", o homem de negócios "regressou sorrateiramente à zona do carrossel para colocar na mala registada uma mochila preta que tinha deixado no tapete rolante".

"Quando estava a sair da sala de chegadas, os guardas da NDLEA intercetaram-no e submeteram-no a uma segunda revista. Foi nessa altura que foram encontrados grandes pacotes de cocaína dentro da mochila escondida no saco de viagem preto", explicou o porta-voz da agência de combate à droga.

Ogbuji já tinha sido detido e condenado por ter ingerido 93 pastilhas de cocaína em 2023, tendo sido condenado por um tribunal a pagar uma multa.

Leia Também: Bruxelas dá 5,4 milhões a países africanos afetados pelas inundações

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas