O avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) que sofreu um problema técnico quando transportava o presidente brasileiro, Lula da Silva, após deixar a Cidade do México, deu 50 voltas no espaço aéreo mexicano até pousar, novamente, no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.
De acordo com o site g1, que obteve o trajeto do voo, mostrou que a aeronave presidencial fez duas voltas em sentido horário, seguidas de 48 voltas em sentido anti-horário praticamente no mesmo trajeto.
De realçar que os círculos no ar são uma medida de segurança na aviação. O objetivo é usar o combustível da aeronave e garantir a segurança da aterragem. Ou seja, como a aeronave descola pesada e com combustível suficiente para o trajeto, o piloto necessita de gastar combustível de forma a diminuir o peso do avião.
O voo tinha descolado da Cidade do México por volta das 17h30 (hora local) de terça-feira e ficou quase cinco horas a sobrevoar o espaço aéreo da capital para voltar a aterrar.
O problema técnico foi confirmado pela Força Aérea Brasileira, mas não foram revelados mais detalhes.
Lula da Silva participou da posse da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, tendo chegado ao México na segunda-feira e teve um encontro com o presidente cessante Andrés Manuel López Obrador.
Veja abaixo um vídeo partilhado pelo portal Metrópoles.
🇧🇷🇲🇽️⁉️ — L'avion du président brésilien Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a rencontré un problème technique après son décollage du Mexique. L'avion présidentiel a tourné pendant plus d'une heure dans l'espace aérien mexicain pour brûler du carburant et atterrir en toute sécurité. pic.twitter.com/E5MIqSV3rF
— Kocovich Insights (@kocovich) October 1, 2024
Leia Também: Avião que transportava Lula regressa à Cidade do México devido a problema técnico