A Alemanha está a investigar o caso de duas pessoas que entraram no país, num comboio de alta velocidade, possivelmente infetados com o vírus Marburgo.
O casal, proveniente do Ruanda, terá chegado à Alemanha depois de ter estado a cumprir um período de voluntariado no país africano.
Os dois apresentaram sintomas como febre e vómitos durante a viagem de comboio, com destino a Frankfurt, tendo alertado de imediato as autoridades para que fossem colocados em confinamento à chegada ao seu destino.
Os dois foram retirados da carruagem e confinados num espaço reservado aos condutores até serem retirados pelos bombeiros e levados num veículo de resgate de infecções para o Hospital Universitário Eppendorf de Hamburgo (UKE), onde existe um departamento de doenças tropicais, e onde permanecem em isolamento, refere a ABC.
Como medida de precaução, as autoridades registaram os dados dos 275 passageiros do comboio, que foram informados do sucedido e aconselhados a limitar os seus contatos até se confirmar se estão ou não infetados também.
Recorde-se que o Marburgo é um vírus transmitido aos humanos por morcegos da fruta e propaga-se através do contacto direto com os fluidos corporais das pessoas infetadas, ou com superfícies e materiais. A taxa de mortalidade é de até 88%.
Não há vacina aprovada ou tratamento antiviral para o vírus, no entanto, os cuidados de apoio - reidratação oral ou intravenosa - e o tratamento de sintomas específicos aumentam as hipóteses de sobrevivência.
Leia Também: "Portugal está preparado para os vírus sincicial respiratório e mpox"