A nomeação foi proposta pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e a cerimónia de posse está agendada para quarta-feira, às 12h00 (14h00 em Lisboa), no palácio do Presidente da República.
O decreto presidencial esclarece que Miryan Vieira mantém-se como secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
José Filomeno assumiu, há oito anos, o lugar de embaixador de Cabo Verde na Bélgica, assumindo as mesmas funções junto da União Europeia (UE), naquele que é considerado pelo Governo cabo-verdiano como um dos postos de representação diplomática mais importantes e prioritários para o país.
O diplomata foi deputado no parlamento cabo-verdiano eleito por Santiago Sul.
A mudança no topo da diplomacia acontece dois meses depois da última mexida no Governo.
Em agosto, Jorge Santos recebeu a pasta de ministro do Mar (acumulando com a de ministro das Comunidades) e Augusto Veiga ocupou o lugar de ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, tutelas que estavam entregues a Abraão Vicente, que entretanto se candidatou ao município da Praia nas autárquicas de dezembro.
Rui Figueiredo Soares explicou no domingo, numa entrevista à Televisão de Cabo Verde (TCV), que "a reforma bate sempre à porta".
"Não me cansei do MNE, nem da política cabo-verdiana, estarei sempre disponível para outras atividades que sirvam o país, mas há um tempo para tudo", explicou, após 33 anos na política ativa.
"Disse sempre que, antes dos 70, poria ponto final na atividade política para me dedicar a outras paixões, nomeadamente a docência na área do Direito", atividade que o ocupará agora, na Praia, afirmou.
Leia Também: ONU pede a Cabo Verde para "dar voz" às comunidades em habitação