Foi hoje emitido um aviso de furacão para algumas zonas do estado mexicano de Yucatan, e grande parte da costa oeste da Florida está sob aviso de furacão e tempestade, com os meteorologistas a alertarem para inundações rápidas.
Milton, inicialmente classificado como uma tempestade de categoria 4 e com ventos que podem soprar à velocidade de 250 quilómetros por hora, está a ganhar força no Golfo do México. Segundo o Centro Nacional de Furacões, a tempestade é agora de categoria 5.
A categoria 5 é a mais alta na escala de ventos de Saffir-Simpson para uma tempestade, onde podem acontecer danos catastróficos.
O seu centro poderá chegar a terra na quarta-feira, na zona da Baía de Tampa, no estado norte-americano da Florida, e poderá continuar a ser um furacão à medida que se desloca pelo centro da Florida em direção ao Oceano Atlântico.
10:55 CDT Monday Update: Milton rapidly intensifies into a category 5 hurricane. Data from a @53rdWRS hurricane hunter aircraft indicate that the maximum sustained winds have increased to 160 mph (250 km/h) with higher gusts. Follow the latest at https://t.co/tW4KeGe9uJ pic.twitter.com/mOxuvGdtu5
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 7, 2024
A área da Baía de Tampa ainda está na fase de limpezas dos extensos danos causados pelo furacão Helene, de categoria 4.
O número de mortos causados pela passagem do furacão Helene em seis regiões do sudeste dos Estados Unidos superou os 220 e várias pessoas continuam desaparecidas.
O governador da Florida, Ron DeSantis, disse hoje ser imperativo limpar a destruição causada pelo furacão Helene, antes da chegada do furacão Milton, para que os destroços não sejam projetados com os ventos fortes e representem um foco de preocupação adicional.
Veja as imagens da Florida e México na galeria acima.
Leia Também: Enfermeiro e cão morrem a tentar salvar homem após passagem de furacão