Chefe da diplomacia iraniana em Riade para falar do Líbano e de Gaza

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão chegou hoje à Arábia Saudita para discutir com Riade esforços para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza e no Líbano, informou a imprensa estatal saudita.

Notícia

© Marwan Naamani/picture alliance via Getty Images

Lusa
09/10/2024 15:40 ‧ 09/10/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

O canal al-Ekhbariya publicou uma reportagem de Abbas Araghchi a ser recebido pelo homólogo saudita, o príncipe Faisal bin Farhane.

 

O chefe da diplomacia iraniana está em Riade para "coordenar, com os países da região, a forma de pôr fim ao genocídio e à agressão do regime israelita e reduzir o sofrimento dos nossos irmãos e irmãs em Gaza e no Líbano", disse, um pouco antes, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmaïl Baghaï, na rede social X.

Araghchi visitou Beirute e Damasco na semana passada para falar com as autoridades locais e para pedir um cessar-fogo no Líbano e na Faixa de Gaza.

Depois de ter enfraquecido o Hamas, cujo ataque numa escala sem precedentes a 07 de outubro de 2023 em solo israelita desencadeou hostilidades mortais na Faixa de Gaza, Israel está agora a travar uma guerra aberta no Líbano contra o Hezbollah, pró-iraniano, um aliado do movimento islâmico palestiniano.

Na terça-feira, o 'número dois' do Hezbollah, Naïm Qassem, disse que apoiava os esforços da classe política do seu país que visam "como prioridade um cessar-fogo".

A proposta internacional para um cessar-fogo de 21 dias no Líbano, lançada pela ONU em setembro, foi ignorada por Israel, que intensificou os ataques ao país nos últimos dias e realizou ali incursões terrestres.

Israel diz que quer afastar o movimento islâmico libanês das áreas fronteiriças do sul do Líbano, um dos seus redutos, e parar o lançamento de foguetes para permitir que dezenas de milhares de residentes deslocados regressem ao norte de Israel.

No Líbano, mais de um milhão de pessoas foram deslocadas pela violência.

A viagem regional de Araghchi ocorre no momento em que Israel, inimigo de Teerão, diz estar a preparar uma resposta ao ataque de mísseis iranianos lançado no início deste mês.

Na terça-feira, o diplomata iraniano alertou Israel contra qualquer ataque à sua "infraestrutura", no meio de preocupações sobre possíveis ataques israelitas contra as instalações nucleares ou petrolíferas do país.

O Irão e a Arábia Saudita retomaram relações diplomáticas em março de 2023, após uma pausa de sete anos, ao abrigo de um acordo mediado pela China.

As duas potências do Médio Oriente, que há muito apoiam campos opostos na região, aumentaram os contactos desde então.

Em novembro de 2023, o antigo Presidente iraniano, Ebrahim Raïssi, que morreu em maio num acidente de helicóptero, fez a primeira visita de um chefe de Estado iraniano ao reino do Golfo em 20 anos, para participar numa cimeira árabo-islâmica dedicada à guerra em Gaza.

Leia Também: China manifesta "oposição à expansão do conflito no Médio Oriente"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas