A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu, esta quinta-feira, o Prémio Nobel da Literatura à autora Han Kang, de 53 anos de idade, a primeira sul-coreana distinguida com este prestigiado galardão.
A academia justificou a sua escolha, referindo que é merecedora do prémio pela "sua prosa poética intensa que confronta traumas e expõe a fragilidade da vida humana".
Acrescenta ainda que a obra de Han Kang caracteriza-se por uma "dupla exposição da dor, uma correspondência entre o tormento mental e o físico com ligações estreitas ao pensamento oriental".
A sua obra mais conhecida é 'A Vegetariana', com o qual venceu o 'Man Booker International Prize', em 2016, sendo também de sua autoria livros como 'Atos Humanos' ou 'O Livro Branco'.
O prémio, sublinhe-se, tem um valor pecuniário de 11 milhões de coroas suecas (mais de 960 mil euros).
BREAKING NEWS
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2024
The 2024 #NobelPrize in Literature is awarded to the South Korean author Han Kang “for her intense poetic prose that confronts historical traumas and exposes the fragility of human life.” pic.twitter.com/dAQiXnm11z
Acompanhe a cerimónia de entrega do prémio em direto:
WATCH LIVE: Join us for the 2024 Nobel Prize in Literature announcement.
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 10, 2024
Hear the breaking news first – see the live coverage from 13:00 CEST.
Where are you watching from?#NobelPrizehttps://t.co/iXgdMSoXST
O responsável que anunciou o prémio, Mats Malm, disse que deu a notícia a Kang através do telefone. "Ela estava num dia normal, parece-me - tinha acabado de jantar com o filho. Não estava preparada para o telefonema, mas começamos a discutir preparações para dezembro", explicou, referindo-se ao momento de entrega física do Nobel.
Han Kang é a 18.ª mulher a receber o Nobel da Literatura.
Em 2023, o escolhido pela academia foi o norueguês Jon Fosse, precisamente o mesmo que liderou até ao fim a lista das apostas, juntamente com Can Xue.
O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura. Depois do Nobel da Paz, o da Literatura é o que gera mais atenção mediática, colocando enfoque nos autores a nível global - incluindo, gerando um pico nas vendas de livros.
A entrega dos prémio Nobel começou na segunda-feira, com a atribuição do prémio na área da Medicina. Seguiram-se os galardões de Física (8 outubro) e Química. Conhecido o vencedor na categoria de Literatura, fica por saber, amanhã, quem vencerá o Prémio Nobel da Paz e a 14 de outubro o prémio em Ciências Económicas.
Leia Também: Atribuição dos Nobel começa 2.ª-feira com Medicina (e atenções no da Paz)