Uma instalação de arte com 12 metros que foi inaugurada na quarta-feira, na Piazza Municipio, em Nápoles, está a 'chocar' os habitantes. É que, de acordo com os cidadãos, o aspeto fálico da obra é "embaraçoso" e "uma abominação".
'Tu si' 'na cosa grande' (És uma coisa grande, em tradução livre) é da autoria do designer italiano Gaetano Pesce, que morreu aos 84 anos, em abril, em Nova Iorque. A escultura cilíndrica representa a personagem Polichinelo da 'commedia dell'arte', cujas raízes remontam ao teatro da Roma Antiga, noticiou a agência Reuters.
A obra substituiu a escultura de Michelangelo Pistoletto 'Venere degli stracci', estando acompanhada por dois corações gigantes, perfurados pela seta do cupido que, tal como a instalação, podem ser iluminados por dentro.
Entretanto, os habitantes consideraram que o aspeto fálico da escultura era "embaraçoso" e "uma abominação", noticiou o The Telegraph.
De facto, o membro do partido conservador Irmãos de Itália Marco Nonno disse que o autarca devia "pedir desculpa" à cidade por ter permitido a instalação da escultura.
Este, por seu turno, defendeu a obra: "Penso que a arte contemporânea e as instalações contemporâneas devem suscitar o debate. Por isso, o facto de estar a ser discutida significa que a obra atingiu o seu objetivo."
Gaetano Manfredi foi mais longe, tendo apontado que a escultura, que foi a última concebida por Pesce, se trata de "uma obra que deixou uma marca, que pôs a cidade a falar e, para nós, isso é positivo".
Percorra a galeria.
Leia Também: Itália prolonga estado de emergência migratório por mais seis meses