Meteorologia

  • 11 OCTOBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 24º

Evereste. Encontrado pé que será de montanhista desaparecido há cem anos

Corpo de Andrew Comyn 'Sandy' Irvine nunca foi encontrado.

Evereste. Encontrado pé que será de montanhista desaparecido há cem anos

Shutterstock 

Notícias ao Minuto

11/10/24 15:38 ‧ Há 2 Horas por Notícias ao Minuto

Mundo Evereste

Foi encontrado, no Monte Evereste, um pé que será do montanhista britânico Andrew Comyn 'Sandy' Irvine, desaparecido há cem anos.

 

A BBC conta que, no mês passado, uma equipa da National Geographic que estava a gravar um documentário encontrou o pé, revelado após o gelo de um glaciar se ter derretido.

Irvine tentou escalar o Evereste em 1924, com a companhia do seu parceiro George Mallory, mas ambos desapareceram. O corpo de Mallory foi, entretanto, recuperado, mas o de Irvine nunca apareceu.

Até ao momento, está por revelar-se se a dupla terá, ou não, conseguido chegar ao ponto mais alto do planeta. Recorde-se que os primeiros a conquistar este feito foram Edmund Hillary e Tenzing Norgay, em 1953.

Foi um momento "monumental e emotivo", disse Jimmy Chin, que liderava a equipa da National Geographic que encontrou o pé. As autoridades britânicas estão a tentar confirmar a identidade com recurso a uma amostra de ADN, mas a equipa está confiante que pertencerá mesmo a Irvine, até porque a bota onde está o pé tem escritas as palavras "A.C. Irvine".

A descoberta aconteceu em setembro, quando a equipa desceu o glaciar de Rongbuk, pela face norte da montanha. Pelo caminho, encontraram uma botija de oxigénio marcada com o ano 1933, sendo que uma expedição ao Evereste nesse mesmo ano tinha encontrado um objeto que pertencia ao montanhista desaparecido. Por isso, revistaram a zona em busca de sinais de Irvine, até que um elemento da equipa viu a bota.

"Às vezes, as maiores descobertas acontecem quando nem sequer se está à procura. Este foi um momento monumental e emocionante para nós e toda a nossa equipa no local, e esperamos que possa finalmente trazer paz de espírito para os seus parentes e para o mundo da escalada em geral", disse Chin, conhecido pelo documentário 'Free Solo'.

Leia Também: Homem de Las Vegas 'escala' Evereste em 23 horas... mas sem sair de casa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório