Mais de 20 países da UE já adotaram medidas para combater antissemitismo

A maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE), incluindo Portugal, tomou medidas contra o antissemitismo desde 2021, segundo a avaliação intercalar da Estratégia da UE para 2021-2030 de combate ao antissemitismo e promoção da vida judaica hoje divulgada.

Notícia

© Thierry Monasse/Getty Images

Lusa
14/10/2024 12:56 ‧ 14/10/2024 por Lusa

Mundo

União Europeia

De acordo com o relatório intercalar, 23 países do bloco comunitário desenvolveram estratégias nacionais contra o antissemitismo, incluindo Portugal com o Plano Nacional de Combate ao Racismo e à Discriminação 2021-2025.

 

Bélgica, Lituânia, Malta e Polónia são os países entre os 27 do bloco europeu que ainda não delinearam estratégias nacionais, que podem ser incluídas em planos nacionais contra o racismo.

Dados da UE apontam que o antissemitismo está a crescer na Europa, algo que, segundo frisam os líderes comunitários, é incompatível com a democracia e o modo de vida europeu.

Atualmente, estima-se que a população judaica na UE seja aproximadamente de 1,5 milhões de pessoas, tendo vindo a diminuir nos últimos anos devido a migração para fora do espaço comunitário.

Antes da II Guerra Mundial (1939-1945), viviam na Europa cerca de 9,5 milhões de judeus. Estima-se que seis milhões de judeus foram assassinados em massa durante o Holocausto pelo regime nazi (e pelos respetivos colaboradores) liderado por Adolf Hitler, que esteve no poder na Alemanha desde 1933 até 1945.

Leia Também: Novas regras para 28 milhões de trabalhadores das plataformas digitais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas