Alicia Framis é uma artista catalã e vai ser a primeira mulher a casar com um holograma. Tem o nome de AILex e, segundo explica ao jornal El Español, é uma junção dos três apelidos dos ex-namorados, assim como a sua aparência.
Foi criado há dois anos e tem sido a companhia da artista.
AILex foi criado pela própria Alicia Framis através de inteligência artificial e tem como propósito um estudo sobre a solidão. Segundo a artista, "a ideia é desenvolver um companheiro que te ajude a ser feliz e a viver melhor".
Diz ainda que poderá ser uma boa solução para "pessoas com alzheimer, com depressão, autismo ou que sofram de traumas".
Ao jornal El Español, Alicia Framis explica ainda que o casamento "é assumir um compromisso com outra pessoa em frente de pessoas que também amamos". "Comprometemo-nos a cuidar um do outro". Diz também que consultou vários advogados e que o matrimónio “é legal”.
A troca de alianças vai acontecer a 9 de novembro, no museu Depot Bojimans Van Beuningen, em Roterdão, nos Países Baixos. O pedido de casamento não teve direito a anel, mas Framis ofereceu-lhe uma mão transparente e foi aceite. Também o divórcio já está marcado para daqui a cinco anos.
Leia Também: Eleições, Inteligência Artificial e ESG: As preocupações dos empregadores