Os dois pandas enviados pela China para os Estados Unidos já chegaram ao Jardim Zoológico de Washington durante a madrugada desta quarta-feira. O zoo deu as boas-vindas a Bao Li e Qing Bao, dois pandas gigantes que vêm marcar o recomeço da “diplomacia dos pandas” entre os dois países.
A zona dos pandas no jardim zoológico norte-americano esteve vazia durante 11 meses, a aguardar que pudessem chegar mais provenientes da China.
Segundo a BBC, os pandas ficarão no Jardim Zoológico Nacional Smithsonian, em Washington, na sequência de um novo acordo de dez anos entre os dois países. Entretanto ficarão em quarentena durante pelo menos 30 dias para facilitar a transição para o novo ambiente.
Os três pandas anteriores alojados em Washington regressaram à China em novembro de 2023. Uma partida, após o termo de um contrato de empréstimo, que foi amplamente percecionada como refletindo as tensões entre Washington e Pequim.
O primeiro par de pandas foi oferecido por Pequim aos Estados Unidos em 1972, após uma visita histórica do presidente Richard Nixon à China comunista de Mao Tse-Tung.
Leia Também: Dois pandas enviados pela China estão a caminho de Washington