Iraque mata quatro dirigentes do Estado Islâmico no país

Um "alto responsável" e três membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foram mortos em ataques do exército iraquiano, anunciou esta sexta-feira o exército norte-americano.

Notícia

© Ameer Al-Mohammedawi/picture alliance via Getty Images

Lusa
18/10/2024 21:57 ‧ 18/10/2024 por Lusa

Mundo

Iraque

Estes ataques "foram realizados para danificar e interromper a rede de ataques do EI no Iraque e foram conduzidos com o apoio técnico e de informações das forças internacionais da coligação anti-jihadista", indicou o Comando dos Estados Unidos para o Médio Oriente (Centcom) em comunicado.

 

O dirigente do EI, identificado como Shahadhah Allawi Salih Oulaiwi al-Bajjari, é considerado "o dirigente mais importante do EI no nordeste do Iraque", acrescenta o comunicado, acrescentando que os ataques tiveram lugar na segunda-feira.

No final de agosto, um ataque americano e iraquiano matou quatro dirigentes do EI no oeste do Iraque, incluindo o chefe das operações neste país.

Os Estados Unidos enviaram cerca de 2.500 soldados para o Iraque e 900 para a Síria, no âmbito de uma coligação internacional criada em 2014 para combater o EI, que tomou o controlo de vastas áreas do território sírio e iraquiano antes de ser derrotado em 2019.

Contudo, as células jihadistas continuam ativas, nomeadamente nas zonas rurais e remotas fora das grandes cidades.

Em setembro, Washington e Bagdad anunciaram o fim das atividades da coligação no Iraque no prazo de um ano, sem dizer o que aconteceria às tropas americanas.

Leia Também: PE condena violações dos direitos humanos na Turquia, China e Iraque

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas