Migrantes enviados por Itália para a Albânia já regressaram

Os 12 migrantes que se encontravam nos centros de retenção erguidos pelo Governo de Giorgia Meloni na Albânia chegaram hoje ao porto de Bari, no sul de Itália, após uma decisão judicial que ordenou a saída de território albanês.

Notícia

© ADNAN BECI/AFP via Getty Images)

Lusa
19/10/2024 15:39 ‧ 19/10/2024 por Lusa

Mundo

Migrações

Os migrantes haviam sido enviados por Itália no âmbito de um pacto de externalização migratória entre Roma e Tirana, mas um tribunal de Roma contrariou a decisão do Governo italiano.

 

Os migrantes, do Bangladesh e do Egito, foram retirados hoje de manhã do centro de retenção de Gjadër e levados para Itália num barco da Guarda Costeira italiana, para serem transportados para um centro de requerentes de asilo, na zona da cidade de Bari, informou a cadeia de televisão pública RAI.

O tribunal de Roma emitiu na sexta-feira uma sentença que não validou o internamento dos migrantes na Albânia e ordenou que fossem levados para Itália, o que abriu uma disputa entre o Governo de Meloni e a Justiça.

O Executivo anunciou que recorrerá da decisão e continuará com o plano de transferir migrantes para a Albânia.

Anunciou ainda que quer aprovar, na próxima segunda-feira, um decreto-lei a entrar em vigor no dia seguinte, para garantir uma forma de continuar a transferir migrantes para a Albânia e evitar a Justiça depois da decisão do tribunal de Roma.

Segundo a agência italiana de notícias Ansa, o decreto-lei deverá alterar a norma que designa o grau de segurança dos países de origem dos migrantes que tentam chegar a Itália, para garantir que tal não represente um obstáculo à sua transferência para a Albânia ao abrigo do acordo com Tirana.

Leia Também: Alemanha corta ajuda aos migrantes que pedem asilo noutros países da UE

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas