Wang Yi sublinhou que a política da China em relação ao Japão vai manter a continuidade e a estabilidade e manifestou esperança de que o novo Governo japonês dê um impulso ao desenvolvimento dos laços bilaterais, de acordo com um comunicado da diplomacia chinesa.
O ministro chinês manifestou esperança de que o Japão "respeite os interesses fundamentais da China" e também "defenda o consenso político de que os dois países são parceiros cooperativos e não uma ameaça um para o outro".
Ambos os lados reafirmaram o compromisso de utilizar o mecanismo de diálogo político de alto nível para manter uma comunicação regular, indicou a mesma nota.
Takeo Akiba garantiu que o novo governo de Ishiba está empenhado em continuar a promover uma relação estratégica e mutuamente benéfica com a China.
O responsável japonês assegurou igualmente que o Japão não tem qualquer intenção de se desvincular ou de quebrar as cadeias industriais e de abastecimento com a China e concordou em manter o consenso sobre a gestão das descargas de água tratada de Fukushima.
Reafirmou igualmente a importância de manter a utilização do mecanismo de diálogo político de alto nível para manter uma comunicação regular entre os dois países.
Leia Também: China inicia exercícios de disparo de munições reais perto de Taiwan