Zelensky afirma que 12 mil norte-coreanos vão combater pela Rússia

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou hoje que cerca de 12.000 soldados norte norte-coreanos, repartidos por duas brigadas militares, vão combater ao lado da Federação Russa na guerra em curso na Ucrânia, segundo informações recolhidas por Kiev.

Notícia

© REUTERS/Gleb Garanich

Lusa
22/10/2024 21:59 ‧ 22/10/2024 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Num vídeo publicado através das suas páginas nas redes sociais, Zelensky frisou que "a vida humana não é valorizada" nos regimes de Moscovo e de Pyongyang e pediu colaboração a todos os aliados rumo ao objetivo comum de acabar com a guerra, que se expandiu com a invasão militar em larga escala desencadeada pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022.

 

"Se a Coreia do Norte puder intervir numa guerra na Europa, é evidente que não foi exercida pressão suficiente sobre este regime. Se a Rússia puder continuar a expandir e alargar esta guerra, então todos os que não estão a ajudar a forçar a Rússia a aceitar a paz estão, de facto, a ajudar Putin a travar esta guerra", disse.

O chefe de Estado vincou ainda que a Ucrânia sabe como responder a mais "um desafio", desde que "os aliados não fechem os olhos" e deem "uma resposta firme e concreta" para "deter os agressores".

Na sexta-feira, o Serviço Nacional de Informações da Coreia do Sul (NIS) garantiu que Pyongyang pretende enviar cerca de 12 mil soldados para a Ucrânia e que 1.500 já foram transferidos na semana passada para instalações militares russas nas regiões de Primorye, Khabarovsk e Amur, no Extremo Oriente.

As autoridades ucranianas informaram posteriormente que Moscovo planeia enviar cerca de 10.000 soldados norte-coreanos para a região de Kursk a partir de 01 de novembro para conter os avanços do Exército ucraniano.

Leia Também: Zelensky diz que negociações de paz vão depender das eleições nos EUA

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas