Áustria questiona embaixador da Coreia do Norte sobre ajuda militar à Rússia

O Governo austríaco anunciou hoje que convocou o embaixador da Coreia do Norte em Viena, para pedir explicações sobre os relatos de um iminente envio de soldados norte-coreanos para a Ucrânia.

Notícia

© Ukrainian Presidential Press Service/Handout via REUTERS

Lusa
23/10/2024 23:31 ‧ 23/10/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Convocámos o embaixador da Coreia do Norte para expressar a nossa profunda preocupação com as notícias sobre a presença de armas e tropas da RPDC (República Democrática da Coreia do Norte) na Rússia", adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa mensagem na rede social X.

 

Na mesma nota o governo austríaco frisou que "este apoio militar na guerra contra a Ucrânia é uma violação flagrante do direito internacional e compromete a segurança na Europa e na península coreana".

De acordo com os serviços secretos sul-coreanos, a Coreia do Norte já enviou 3000 soldados para a Rússia, onde estão a treinar para se juntarem às tropas russas que combatem na Ucrânia.

De acordo com informações dos serviços secretos de Seul e Kiev, Pyongyang decidiu enviar até 12000 soldados para se juntarem ao exército russo.

A Áustria é um país neutro, que não pertence à NATO, aliado da Ucrânia, para a qual tem enviado ajuda humanitária e sanitária, mas não ajuda militar, desde o início da invasão russa, em 2022.

Leia Também: Tropas da Coreia do Norte? "Disparate. Seria um passo para a escalada"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas