Um porta-voz do exército israelita, Avichay Adraee, divulgou este sábado no X (ex-Twitter) fotografias dos preparativos das tropas da Força Aérea do país para o ataque contra o Irão, na madrugada deste sábado.
"Foi assim que os aviões da Força Aérea descolaram para realizar ataques precisos e orientados contra alvos militares no Irão", escreveu Avichay Adraee, na publicação onde também partilhou as fotos.
Israel já veio dizer que este ataque foi uma retaliação a "meses de ataques contínuos" de Teerão e dos seus representantes. Aconteceu depois de o Irão ter lançado cerca de 200 mísseis contra Israel no dia 1 de outubro, incluindo pela primeira vez vários mísseis hipersónicos. Israel prometeu fazer o Irão pagar por este ataque.
Confrontado com ameaças de retaliação israelita, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano envolveu-se numa intensa campanha diplomática, visitando em duas semanas todos os países do Médio Oriente - com exceção de Israel - para tentar aliviar as tensões e fortalecer as posições de Teerão.
Estes bombardeamentos têm como pano de fundo as tensões regionais exacerbadas no último ano pela guerra em Gaza entre Israel e o Hamas, e as suas repercussões no vizinho Líbano, onde o exército israelita combate o Hezbollah.
Leia Também: AO MINUTO: Israel explode casas no Líbano. Guterres "preocupado"