Um homem no Texas foi detido, na quinta-feira, após ter agredido a soco um funcionário eleitoral num local de votação antecipada. Foi acusado de agressão a uma pessoa idosa.
Jesse Lutzenberger, de 63 anos, estava a usar um boné vermelho com o 'slogan' da campanha de Donald Trump: 'Make America Great Again (Fazer os Estados Unidos grandiosos de novo', na tradução livre), e foi alertado para que não o podia usar no espaço eleitoral, tendo em conta que usar roupas de campanhas políticas violam as leis eleitorais do estado, segundo um relatório.
Inicialmente, o homem aceitou tirar o boné durante a votação, a pedido do funcionário, de 69 anos, mas assim que terminou a mesma voltou a colocá-lo na cabeça, enquanto estava ainda no edifício, revela o xerife do condado de Bexar, Javier Salazar.
"O funcionário informou-o que aquela atitude era inaceitável e então começou a escoltar a pessoa para fora", disse Javier Salazar que acrescentou, ainda, que assim que ambos se aproximaram das portas que davam acesso à saída do edifício, Lutzenberger "pareceu colocar um braço à volta da vítima", citando as imagens de segurança do incidente.
Nas imagens, é ainda perceptível a tentativa de afastamento da vítima, que acaba por ser esmurrada várias vezes no rosto pelo suspeito.
O xerife revela que o funcionário eleitoral tinha "algumas marcas na cara" consequentes da agressão, mas não ficou ferido com gravidade.
Texas é um dos 21 estados onde as pessoas estão proibidas de usar roupas de campanha nos locais de votação ou perto deles.
Leia Também: Eleições. Harris de regresso ao Michigan e Trump com líderes religiosos