"Expresso a minha proximidade aos afectados pelas inundações e, perante estas catástrofes ambientais, rezemos pelas populações da Península Ibérica, especialmente da comunidade valenciana", disse hoje o Papa, durante a homilia do Angelus, a propósito do Dia de Todos os Santos.
Francisco manifestou a sua "proximidade ao povo de Valência", bem como aos entes queridos dos mortos e a "todas as famílias afectadas".
"Que o Senhor ampare aqueles que sofrem e aqueles que trazem alívio", disse o aos fiéis presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O pontífice já tinha reagido às inundações, consideradas uma das catástrofes naturais mais graves e desoladoras da história de Espanha, através de um vídeo dirigido ao bispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Luis Javier Arguello.
"Monsenhor Luis Arguello, querido irmão, quero expressar a minha proximidade ao povo de Valência. Que tu, de Valladolid, lhes transmitas isso: estou próximo deles neste momento de catástrofe e rezo por eles. Que Deus os abençoe", disse Francisco no vídeo.
O número de mortes em Espanha devido às inundações subiu para 205, das quais 202 na Comunidade Valenciana, segundo o mais recente balanço das autoridades espanholas.
O fenómeno meteorológico DANA (DINA, em português) foi responsável por chuvas torrenciais e inundações em vários pontos de Espanha, principalmente na comunidade valenciana.
Leia Também: Número de mortes em inundações em Espanha sobre para 205