Aeroporto de El Prat inundado. Barcelona a 'vermelho' devido ao mau tempo
O Ministério dos Transportes e da Mobilidade Sustentável anunciou que foi "criado um comité de crise" no aeroporto para "acompanhar as repercussões das fortes tempestades que hoje se fazem sentir", sendo que "algumas zonas dos terminais estão a ser afetadas".
© @Onaycler
Mundo Espanha
O Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat encontra-se inundado devido à passagem do fenómeno meteorológico DANA pela Catalunha, esta segunda-feira.
“150 l/m² [de precipitação] já se acumulou no aeroporto de El Prat em apenas cerca de quatro horas. A tempestade está agora a deslocar-se para nordeste. O aviso vermelho continua em vigor para a costa de Barcelona”, escreveu a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet), na rede social X (Twitter).
O organismo colocou o litoral de Barcelona em alerta vermelho pelo mau tempo, tendo dado conta de que há "perigo máximo de chuvas torrenciais".
️Acumulados ya 150 l/m² en el aeropuerto de El Prat en alrededor de tan solo cuatro horas.
— AEMET (@AEMET_Esp) November 4, 2024
Las tormentas se van desplazando a esta hora hacia el nordeste. Sigue el aviso rojo en el litoral de Barcelona. https://t.co/9f3nkInmgF
Així està ara mateix l’Aeroport del Prat. Molts vols es desvien a altres destinacions. El pàrquing es comença a inundar. Els treballadors de moment han d’anar-hi, l’operativa de terra es manté igual. @SERCatalunya pic.twitter.com/gdy1IVb9nq
— Ferran Dalmau (@FerranDalmau) November 4, 2024
Entretanto, pelo menos 17 voos foram desviados e outros 50 foram cancelados devido à chuva forte, além de se terem registado atrasos, de acordo com a operadora Aena.
O Ministério dos Transportes e da Mobilidade Sustentável anunciou que foi “criado um comité de crise” no aeroporto para “acompanhar as repercussões das fortes tempestades que hoje se fazem sentir”, sendo que “algumas zonas dos terminais estão a ser afetadas”.
Se ha constituido un comité de crisis en el Aeropuerto Josep Tarradellas Barcelona-El Prat para hacer seguimiento de la repercusión por las fuertes tormentas que están teniendo lugar hoy en el Aeropuerto.
— Ministerio Transportes y Movilidad Sostenible (@transportesgob) November 4, 2024
Se están viendo afectadas algunas zonas de las terminales. pic.twitter.com/0S9QBCKiAB
Enlloc de ampliar l’aeroport, s’ha ampliat el delta!! Després us queixeu dels socialistes, es q no us va res bé! #dana #elprat pic.twitter.com/ehhmn1ui6u
— Sergi Pros (@pros46) November 4, 2024
Recorde-se que o número de mortos nas cheias em Espanha subiu para 217, segundo os balanços mais recentes das autoridades, que são ainda provisórios.
Així està ara mateix l’Aeroport del Prat. Molts vols es desvien a altres destinacions. El pàrquing es comença a inundar. Els treballadors de moment han d’anar-hi, l’operativa de terra es manté igual. @SERCatalunya pic.twitter.com/gdy1IVb9nq
— Ferran Dalmau (@FerranDalmau) November 4, 2024
Así está el acceso al aeropuerto del Prat!! ️️ pic.twitter.com/jxlGSyGaJL
— Stormyalert (@Stormyalert) November 4, 2024
O temporal e as inundações de terça-feira atingiram sobretudo a região de Valência, onde estão confirmados 213 mortos. Na região vizinha de Castela La Mancha, as autoridades regionais confirmaram três mortos e há uma vítima mortal na Andaluzia, no sul de Espanha, segundo o governo autonómico.
O leste de Espanha foi atingido na terça-feira por um temporal que causou, provavelmente, as maiores inundações da Europa neste século, disse no sábado o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que reconheceu haver uma "situação trágica" na região de Valência.
Veja as imagens.
Leia Também: Cheias em Espanha. Valência pede novo adiamento do jogo da Taça do Rei
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com