Quem é Kamala? A mulher que pode (continuar a) fazer história nos EUA
Se Kamala Harris vencer as eleições presidenciais vai ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos e a segunda líder com ascendência afro-americana.
© JEFF KOWALSKY/AFP via Getty Images
Mundo Eleições EUA
Kamala Harris nasceu a 20 de outubro de 1964, em Oakland, na Califórnia. Filha de mãe indiana e pai jamaicano é a primeira candidata à Casa Branca pelo Partido Democrata nascida neste estado norte-americano.
Se vencer, será a primeira mulher presidente do país e a segunda líder de ascendência afro-americana, depois de Barack Obama ter presidido aos Estados Unidos entre 2009 e 2017.
Mas quem é Kamala Harris?
Kamala Devi Harris cresceu em Oakland nos anos sessenta, um período intenso de luta pelos direitos civis e desmantelamento da segregação racial, o que tornou a sua multirracialidade - negra e indiana - uma característica proeminente na ascensão a posições pioneiras.
Estudou Ciência Política e Economia na Universidade Howard, em Washington D.C. Mais tarde, regressou à Califórnia onde se doutorou na Faculdade de Direito de Hastings.
Em 2003, foi eleita procuradora distrital de São Francisco. Enquanto ocupava este cargo, criou a Unidade de Crimes de Ódio.
Já em 2010, foi eleita procuradora-geral da Califórnia e, mais tarde, reeleita. Ocupou ainda o cargo de Senadora da Califórnia, onde, na altura, manteve uma postura crítica em relação ao governo de Donald Trump.
Quando Joe Biden concorreu às presidenciais, em 2020, foi convidada pelo próprio para assumir a vice-presidência. Posição que lhe deu ainda mais visibilidade no seio político.
Agora, quatro anos depois, quando Biden se retirou da corrida à Casa Branca, Harris 'chegou-se à frente' e candidatou-se à presidência dos EUA pelo Partido Democrata. Recolheu o apoio necessário para então ser nomeada como candidata às eleições presidenciais de 2024.
Kamala Harris já fez história nos Estados Unidos. No entanto, se for eleita, pode continuar a fazer. A ainda vice-presidente poderá ser a primeira mulher, a primeira mulher negra e a primeira pessoa de ascendência sul-asiática a chegar à Sala Oval, quatro anos depois de ter quebrado as mesmas barreiras ao tornar-se 'número dois' de Biden'.
Leia Também: A 1.ª mulher ou EUA grandes... outra vez? Norte-americanos foram às urnas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com