Duas explosões, com um intervalo de 20 segundos, foram registadas ao início da noite desta quarta-feira em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a imprensa brasileira, há registo de uma vítima mortal e a zona foi evacuada.
Em comunicado, citado pelo jornal brasileiro Exame, o tribunal confirmou que "dois fortes estrondos foram ouvidos" após a "final da sessão" do STF e que "os ministros foram retirados do prédio em segurança".
"Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais", informou o Supremo Tribunal Federal.
O corpo de um homem foi encontrado após as explosões que, de acordo com Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, morreu numa área próxima do prédio do STF.
Por sua vez, a Polícia Civil do Distrito Federal confirmou uma das explosões em frente ao STF e adiantou que "já deu início às primeiras providências" da investigação.
Já Sargento Santos, porta-voz da Polícia Militar, adiantou, citado pelo Veja, que a corporação encontrou artefactos explosivos amarrados no veículo. "O carro tem uma espécie de bomba. Tem vários explosivos fracionados, juntos, amarrados, com tijolos em volta", disse.
O jornal Metropoles adiantou que os bombeiros encontram-se a responder a uma ocorrência relacionada com um "carro carregado de fogos de artifício, que explodiu no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados".
Pode ver abaixo imagens do aparato causado pelas explosões:
o que existe até agora sobre estas explosões no STF:
— William De Lucca (@delucca) November 13, 2024
um homem teria morrido em frente ao Supremo na explosão de uma bomba
segundo testemunhas, o homem jogou bombas contra o STF antes de morrer
ao mesmo tempo, um carro explodiu com fogos de artifício na Câmara (vídeo) pic.twitter.com/7cRskSqmcf
Homem morre após explosão de bomba na frente do STF, em Brasília pic.twitter.com/5j6qWqkRse
— Saymon (@symon_622) November 13, 2024
Homem morre na explosão na área da Praça dos Três Poderes. pic.twitter.com/5BEtEfTxGf
— Valeria Bernardo (@ValeriaBnews) November 13, 2024
[Notícia atualizada às 00h01]
Leia Também: Brasil tem "muito a aprender" com Portugal sobre descriminalizar drogas