UE vai precisar de "coordenação sem precedentes" para lidar com Trump

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, defendeu esta segunda-feira que o bloco comunitário vai precisar de um "nível de coordenação sem precedentes" para lidar com a nova administração norte-americana liderada pelo presidente eleito Donald Trump.

Notícia

© NICOLAS TUCAT/AFP via Getty Images

Lusa
19/11/2024 00:10 ‧ 19/11/2024 por Lusa

Mundo

Josep Borrell

"Precisamos de um nível de coordenação sem precedentes entre nós para lidar com a nova administração americana", vincou, na conferência de imprensa após a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE em Bruxelas.

 

Os 27 Estados-membros trocaram hoje informações durante a reunião sobre a relação com os Estados Unidos no futuro, noticiou a agência Efe.

O chefe da diplomacia europeia sublinhou que o "cenário político" depois das eleições nos EUA é "completamente diferente" e a relação da UE com Washington será "interessante" com o novo inquilino da Casa Branca.

Borrell referiu também que será também uma "oportunidade" para se apresentar como um "parceiro de confiança" e um "ator racional" perante a comunidade global.

"Trump representa uma oportunidade para os europeus não só acordarem, já acordámos há cinco anos, mas também utilizarmos a nossa capacidade e o nosso sistema de trabalho para ter uma voz clara no panorama global", enfatizou Borrell.

Para o diplomata espanhol, o regresso de Trump à Casa Branca obriga a UE a "investir mais na segurança e na defesa".

Leia Também: Miranda Sarmento expectante quanto às taxas de Trump sobre importações

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas