Cerca de 100 passageiros foram retirados de um avião da companhia aérea Southwest, que estava prestes a descolar, após um telemóvel de um viajante ter começado a arder e as chamas se terem alastrado a um dos assentos da aeronave.
O incidente no voo 3316 ocorreu na sexta-feira, 15 de novembro, no Aeroporto Internacional de Denver, no estado norte-americano do Colorado.
A companhia aérea já tinha embarcado 108 passageiros no Boeing 737-700 quando a bateria do telemóvel em questão pegou fogo, divulgou a Southwest em comunicado citado pela CNN.
Os passageiros que se encontravam na parte traseira do avião foram retirados com recurso a escorregas de emergência, enquanto que os viajantes que estavam sentados à frente saíram pela porta através da ponte de embarque.
"Devia estar a arder muito depressa porque houve uma pausa e depois houve novamente 'Fogo! Fogo!'", revelou um passageiro à CBS. "De repente, toda a gente se começou a levantar e foi aí que o pânico começou no avião", acrescenta.
Em virtude do incidente, um passageiro sofreu um ferimento ligeiro durante a retirada e o dono do telemóvel recebeu tratamento devido às queimaduras, revelou ainda a companhia aérea.
Membros da tripulação conseguiram extinguir o fogo que ocorreu no assento do avião.
"A equipa de atendimento ao cliente da Southwest está a trabalhar para acomodar os passageiros para outra aeronave para o seu destino original de Houston", informou um porta-voz da companhia aérea, na sexta-feira.
"Nada é mais importante para a Southwest do que a segurança dos seus clientes e funcionários. O incidente continua sob investigação", acrescenta a Southwest.
A Administração Federal de Aviação (FAA na sigla de origem) recorreu ao X, posteriormente, para dizer que, apesar deste incidente, a maneira mais segura de viajar com estes dispositivos é carregá-los dentro da cabine.
"Dispositivos alimentados por lítio, como telemóveis e 'powerbanks', ficam mais seguros consigo dentro da cabine do avião, pois a tripulação está treinada para lidar rapidamente com incidentes de fogo e fumo", pode ler-se na publicação.
Lithium ion-powered devices, like cell phones and power banks, are safest with you inside the aircraft cabin as crew are trained to quickly address events of smoke and fire. Learn more about safely packing your batteries and devices athttps://t.co/16p7DFlR86. #PackSafe https://t.co/1xu9cdRXxR
— The FAA ️ (@FAANews) November 15, 2024
No sábado, 16 de novembro, outro avião da companhia aérea Southwest foi atingido por uma bala perto da cabine de controlo no momento em que se preparava para descolar, no aeroporto de Dallas, no Texas, Estados Unidos e foi retirado de circulação.
Leia Também: Bala atinge "lado direito" de avião nos EUA. Preparava-se para descolar