Diplomacia de Kyiv pede cabeça fria face a "chantagem" nuclear russa

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano pediu hoje "cabeça fria" face à revisão da doutrina nuclear russa, que alarga a possibilidade de utilização de armas atómicas, considerando que se trata de uma chantagem.

Notícia

© Getty Images

Lusa
19/11/2024 21:43 ‧ 19/11/2024 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"A sua doutrina nuclear revista e a sua retórica sobre a utilização de armas nucleares não são mais do que uma chantagem", afirmou Andrii Sybiga a uma comissão do Congresso dos Estados Unidos, deixando um apelo: "Devemos manter a cabeça fria, as ideias claras e não ceder ao medo".

 

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje o decreto que alarga a possibilidade de utilização de armas nucleares, depois de os Estados Unidos terem autorizado Kiev a atacar solo russo com mísseis de longo alcance fornecidos por Washington.

A alteração do decreto sobre armas nucleares seguiu-se ao anúncio da autorização de Washington à Ucrânia para usar mísseis norte-americanos de longo alcance em solo russo.

Durante uma conferência de imprensa, uma porta-voz do Pentágono afirmou que a revisão da doutrina nuclear russa, hoje anunciada pelo Kremlin, "não é surpreendente".

"Isto é algo que continuamos a monitorizar, mas não há indicação de que a Rússia esteja a preparar-se para usar uma arma nuclear na Ucrânia", disse Sabrina Singh.

"Esta é a mesma retórica irresponsável que vimos antes e que vimos, francamente, nos últimos dois anos", acrescentou.

Leia Também: Rússia diz que abateu 'drones' na mesma região alvo de mísseis ATACMS

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas