Rússia discutiu com Turquia e Irão a situação "perigosa" na Síria

A Rússia anunciou hoje que discutiu com o Irão e a Turquia, em conversações separadas, a situação "perigosa" na Síria, após a captura pelos 'jihadistas' e seus aliados da maior parte da cidade de Alepo.

Notícia

© Murat Gok/Anadolu Agency via Getty Images

Lusa
30/11/2024 16:25 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Síria

Durante o telefonema entre os chefes da diplomacia russa e turca, Sergei Lavrov e Hakan Fidan, "as duas partes manifestaram a sua profunda preocupação com o perigoso desenvolvimento da situação na Síria, ligada à escalada militar nas províncias de Alepo e Idlib", adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

 

Lavrov e Fidan expressaram ainda "a necessidade de coordenar ações conjuntas para estabilizar a situação na Síria", refere o comunicado citado pela agência AFP.

Segundo a mesma fonte, já durante a chamada entre Lavrov e o seu homólogo iraniano Abbas Araghchi, os dois responsáveis diplomáticos "expressaram a sua extrema preocupação com a perigosa escalada da situação na Síria".

"Os ministros concordaram com a necessidade de intensificar os esforços conjuntos destinados a estabilizar a situação na Síria", salientou Moscovo.

Os 'jihadistas' do Hayat Tahrir al-Sham (HTS, em português Organização pela Libertação do Levante, também conhecido como Al-Qaida na Síria) e as fações rebeldes sírias lançaram na quarta-feira uma ofensiva contra as forças do regime nas províncias vizinhas de Idlib e Alepo, tomando dezenas de localidades.

A Rússia e o Irão são os principais aliados do regime sírio de Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia fações rebeldes no país.

Leia Também: Ataque "provavelmente" russo mata pelo menos 16 civis no sul de Alepo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas