O Hamas publicou um vídeo, este sábado, com o testemunho de Edan Alexander, um dos reféns do grupo terrorista.
Nas imagens, cuja partilha foi autorizada pela família do jovem, de 20 anos, é possível ver o desespero de quem está "em cativeiro há mais de 420 dias".
Edan Alexander, israelo-americano, tinha-se juntado ao exército israelita há pouco tempo quando o ataque do Hamas aconteceu, a 7 de outubro de 2024, e no âmbito do qual muitos foram feitos reféns.
Na mensagem partilhada, o jovem acusa o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu de negligência para com os reféns, e diz que o medo que sente está "nos máximos" - e também que os reféns "morrem milhares de vezes todos os dias" que estão em cativeiro, na Faixa de Gaza, sob controlo de do Hamas.
O jovem faz ainda um apelo aos Estados Unidos, pedindo ao presidente-eleito Donald Trump que "não cometa o mesmo erro que Joe Biden" e que use a sua influência para negociar uma saída para os reféns que, como ele, estão há mais de um ano em cativeiro.
Já a sua família, com quem o governo israelita já falou, também apelou a que os Estados Unidos e Israel unam esforços para um acordo de reféns, tanto para o filho como para os restantes. "Tragam-nos para casa agora, antes que seja tarde", referiu a família, citada pela publicação The Times of Israel.
No vídeo, o jovem diz ainda que não quer morrer e dirige-se aos seus familiares para dizer que pensa muito neles.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Ataque israelita mata três funcionários de ONG de ajuda alimentar