Costa recorda Restauração da Independência em "início simbólico" em Kyiv

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, recordou a Restauração da Independência em Portugal, que este domingo se assinala, para defender em Kyiv a soberania da Ucrânia, num "início simbólico" de funções, segundo o Presidente ucraniano.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Lusa
01/12/2024 13:21 ‧ 01/12/2024 por Lusa

Mundo

António Costa

"Estar aqui hoje na Ucrânia, neste dia em particular, tem um significado muito especial para mim. No 1.º de Dezembro, desde há quase 400 anos e todos os anos, o meu país celebra o Dia da Independência: a nossa soberania nacional, o nosso direito à autodeterminação e o direito à integridade territorial e ao respeito pelas fronteiras", disse António Costa.

 

Falando em conferência de imprensa no Palácio Mariyinsky, em Kyiv, junto ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o novo presidente da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da União Europeia (UE) vincou: "A Ucrânia, tal como o meu país e como todos os países no mundo, tem o mesmo direito".

No dia em que inicia funções na presidência do Conselho Europeu e que decidiu passar na capital ucraniana, António Costa salientou: "A soberania ucraniana, a integridade do seu território e as suas fronteiras têm de ser respeitadas".

Também falando aos jornalistas, nomeadamente à comitiva que acompanha António Costa, incluindo a Lusa, Volodymyr Zelensky falou num "início simbólico" do novo ciclo institucional da UE.

António Costa chegou esta manhã a Kyiv para passar o primeiro dia do seu mandato, acompanhado pela chefe da diplomacia da UE, para garantir apoio à Ucrânia face à invasão russa.

Cerca das 08h00 (hora local, menos duas em Lisboa), como constatou a Lusa no local, António Costa chegou a Kyiv, numa comitiva composta pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, e a comissária europeia do Alargamento, Marta Kos, que também iniciam hoje funções no executivo comunitário.

Na conferência de imprensa, o antigo primeiro-ministro português anunciou ainda ter convidado Volodymyr Zelensky a participar na sua primeira cimeira europeia, marcada para 19 de dezembro em Bruxelas, e que espera uma integração gradual da Ucrânia da UE, começando no próximo ano com a interligação no roaming e em certas partes do mercado interno.

A deslocação de alto nível de hoje à Ucrânia acontece após dias de intensos ataques russos contra infraestruturas energéticas críticas do país e no arranque da estação fria no país, que se teme que seja crítica, razão pela qual a UE já mobilizou ajuda, além do apoio (político, humanitário, militar e financeiro) disponibilizado ao país desde a invasão russa em fevereiro de 2022.

Costa destaca coragem de povo ucraniano e promete

Costa destaca coragem de povo ucraniano e promete "futuro comum" na UE

O presidente do Conselho Europeu visitou hoje a Praça da Independência de Kyiv, 11 anos após a onda de protestos para pedir a adesão da Ucrânia à União Europeia, salientando a coragem do povo ucraniano e o "futuro comum".

Lusa | 09:23 - 01/12/2024

O antigo primeiro-ministro, António Costa, inicia hoje funções como presidente do Conselho Europeu, num mandato que se estende até 31 de maio de 2027 e no qual pretende tornar a instituição mais eficaz e promover a unidade europeia.

Este é o primeiro português e o primeiro socialista à frente da instituição.

António Costa, que fez parte do Conselho Europeu em representação de Portugal durante oito anos (período em que foi primeiro-ministro), conhece já alguns dos líderes da UE, mas pretende, no seu mandato de dois anos e meio, encontrar pontos de convergência para compromissos entre os 27.

Sucede no cargo ao belga Charles Michel, que esteve em funções entre 2019 e até este sábado, num período marcado por crises como a invasão russa da Ucrânia.

Leia Também: Metsola convicta de que Costa terá liderança "forte determinada e unida"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas