"Os dois cabos parecem ter sido cortados durante os trabalhos de construção, pelo que se trata de um incidente normal", declarou a agência num comunicado de imprensa.
Anteriormente, o governo da Suécia sugeriu que a infraestrutura que liga a Finlândia à Suécia poderia ter sido sabotada.
O fornecedor de equipamentos de telecomunicações GlobalConnect informou na segunda-feira que um cabo ótico terrestre apresentava duas ruturas na Finlândia tendo uma delas sido reparada pouco depois.
O diretor do centro de cibersegurança da Agência Finlandesa de Transportes e Comunicações, Samuli Bergstrom, disse na altura que uma das ruturas foi causada por uma retroescavadora e que parecia ser "um problema normal de manutenção".
Este último incidente ocorre cerca de duas semanas depois de dois cabos de telecomunicações terem sido cortados no Mar Báltico, um ligando a ilha sueca de Gotland à Lituânia e o outro que liga a Finlândia à Alemanha.
Neste inquérito, as suspeitas recaem sobre um navio da República Popular da China, "Yi Peng 3", que terá passado sobre os cabos, segundo portais de controlo do tráfego marítimo.
Leia Também: Novas avarias detetadas em cabo entre Finlândia e Suécia