Oposição da Coreia do Sul vai apresentar queixa contra Presidente

O principal partido da oposição sul-coreana anunciou hoje que ia apresentar uma queixa "de rebelião" contra o Presidente Yoon Suk-yeol e os responsáveis da segurança, depois de a lei marcial ter sido declarada durante a noite e levantada algumas horas mais tarde.

Notícia

© Chung Sung-Jun/Getty Images

Lusa
04/12/2024 04:04 ‧ há 22 horas por Lusa

Mundo

Yoon Suk-yeol

"Vamos apresentar uma queixa de rebelião contra Yoon Suk-yeol, os ministros da Defesa e do Interior e "figuras-chave do exército e da polícia, tais como o comandante da lei marcial e o chefe da polícia", declarou o Partido Democrático, em comunicado.

 

Na terça-feira à noite, Yoon comunicou ao país a imposição da lei marcial para "erradicar as forças pró-norte-coreanas e proteger a ordem constitucional" das atividades "anti-estatais", tendo acusado o principal bloco da oposição, o Partido Democrático (PD).

Poucas horas depois, o Presidente suspendeu a lei marcial, depois de o parlamento da Coreia do Sul, a Assembleia Nacional, ter revogado a decisão, numa sessão plenária extraordinária convocada numa altura em que milhares protestavam nas ruas de Seul.

Leia Também: Seul admite reforçar apoio a Kyiv face a ajuda de Pyongyang à Rússia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas