"Meti 15 cães num Prius". Associações tentam resgatar animais em LA

A Pasadena Humane já acolheu mais de 400 animais, muitos dos quais com ferimentos e queimaduras.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Pasadena Humane

Notícias ao Minuto com Lusa
11/01/2025 18:09 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

EUA

Associações e grupos de resgate animal não têm tido mãos a medir face aos incêndios que continuam a assolar Los Angeles, nos Estados Unidos, e que já provocaram pelo menos 11 mortos. De facto, a Pasadena Humane já acolheu mais de 400 animais, muitos dos quais com ferimentos e queimaduras.

 

“Estamos a assistir a um aumento significativo do número de animais queimados e feridos que chegam ao nosso abrigo. Estes animais estão a sofrer com a inalação de fumo, patas chamuscadas, queimaduras, desidratação e muito mais”, disse a diretora executiva da Pasadena Humane, Dia DuVernet, citada pela Sky News.

Quando as chamas rodearam a sua residência, Arianna Buturovic viu-se perante a tarefa de retirar “quase 30 animais do local”.

“Meti 15 cães e dois gatos num Prius preto”, contou, ao mesmo meio.

Com outros nove cães e um porco para resgatar, pediu ajuda a adolescentes numa carrinha, que concordaram levar os animais para um abrigo.

Contudo, a mulher não pôde levar os seus póneis consigo, tendo deixado o curral aberto para que pudessem escapar, se necessário.

Também o Los Angeles County Animal Care acolheu quase 100 animais de estimação, na sua maioria gatos e cães, mas também porcos, uma tartaruga, um pássaro e uma cobra, disse o porta-voz da entidade, Christopher Valles.

Até ao momento, seis das 11 mortes registadas pelas autoridades foram causadas pelo incêndio de Eaton, um dos seis fogos ativos que afetam Los Angeles desde terça-feira, principalmente a costa do Pacífico e Santa Monica.

O anterior balanço referia a existência de dez mortes, mas as autoridades alertaram que o verdadeiro número de vítimas não será conhecido até que os investigadores consigam entrar nos bairros.

O incêndio de Palisades, um dos bairros mais ricos de Los Angeles, queimou mais de 5.300 habitações e outros edifícios e é já o mais destrutivo da história da cidade.

O Corpo de Bombeiros da Califórnia informou na sexta-feira que o incêndio de Palisades queimou uma área de 82 quilómetros quadrados e está apenas contido em cerca de 8%.

Os incêndios de Eaton e Kenneth consumiram 56,5 quilómetros quadrados e quatro quilómetros quadrados, respetivamente, e estão contidos em 3% e 35%, disse a chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, em comunicado.

Leia Também: Marcelo exprime "solidariedade" a portugueses afetados pelos incêndios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas