Mais de uma dezena de ativistas transgéneros foram detidos, esta quinta-feira, após terem invadido o Capitólio. Entre os detidos está Chelsea Manning, antiga analista do exército dos Estados Unidos e fonte do WikiLeaks, noticia a CNBC.
Os ativistas protestavam contra uma nova regra anunciada pelo presidente da Câmara, Mike Johnson (R-La.), no mês passado, e que exige que os indivíduos utilizem instalações sanitária de um só sexo, que correspondam ao seu sexo biológico.
Os ativistas partilharam imagens da sua ação de proteste e onde mostravam inclusive o momento em que entravam num WC, naquilo que representava uma provocação à medida em causa (pode ver o vídeo acima).
"Aproximadamente 15 pessoas foram detidas por protestarem de forma ilegal dentro do Cannon House Office Building [um dos prédios em Washington, D.C. que abrigam os escritórios da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sendo também o mais antigo prédio adjacente ao Capitólio]", anunciaram as autoridades.
Chelsea Manning, recorde-se, foi condenada a 35 anos de prisão em 2013 por ter partilhado informações secretas como o WikiLeaks. Em 2017, porém, recebeu uma comutação do então Presidente Barack Obama.
Leia Também: Há uma loja onde pode comprar ao quilo encomendas esquecidas ou perdidas