Rússia volta a avisar Ocidente e diz estar aberta a "conversar" com Trump

Numa nova entrevista, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros insistiu no respeito pelas "linhas vermelhas" da Rússia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
06/12/2024 16:06 ‧ 06/12/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia está aberta a "conversar" com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, mas avisou que recorrerá a "todos os meios" para evitar que Washington e os seus aliados os derrotem na guerra contra a Ucrânia.

 

Numa entrevista de 80 minutos ao jornalista norte-americano Tucker Carlson, apoiante confesso de Trump, em Moscovo, Lavrov alertou o Ocidente para levar a sério as "linhas vermelhas" impostas pela Rússia e disse não considerar que o seu país estivesse, neste momento, em guerra com os Estados Unidos devido ao apoio de Washington a Kyiv com os mísseis de longo alcance.

"E, em qualquer caso, não é isso que queremos. Gostaríamos de ter relações normais com todos os nossos vizinhos, claro, especialmente com um grande país como os Estados Unidos", garantiu Lavrov, acrescentando não ver razão para que os dois países não possam "cooperar para o bem do universo".

Estamos prontos a fazer tudo para defender os nossos interesses legítimos

Sobre Trump, o ministro russo vê-o como "uma pessoa muito forte, uma pessoa que quer resultados", mas alerta que o Ocidente deve levar a sério as ameaças da Rússia.

“A mensagem que vós - ou seja, os Estados Unidos e os vossos aliados, que também fornecem estas armas de longo alcance ao regime de Kyiv -, devem compreender é que estamos prontos a utilizar todos os meios para não permitir que consigam aquilo a que chamam uma derrota estratégica da Rússia. Estamos prontos a fazer tudo para defender os nossos interesses legítimos", sublinhou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Por fim, avisou que a Rússia enviaria "mensagens adicionais" caso o Ocidente não tirasse as devidas conclusões.

Leia Também: Putin admite instalação de novos mísseis Oreshnik na Bielorrússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas