Somália acusa Etiópia de interferência na região da Jubalândia

A Somália acusou hoje a Etiópia de interferir na sua região meridional da Jubalândia, sinalizando mais uma escalada de tensões entre os dois vizinhos da África oriental.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/12/2024 17:24 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Mundo

Somália

Os dois países estão em conflito desde que, em janeiro, a Etiópia concluiu um acordo com a Somalilândia, uma região separatista da Somália, para arrendar parte da sua costa para um porto e uma base militar em troca de reconhecimento da independência.

 

O Ministério da Informação, Cultura e Turismo da Somália declarou num comunicado de imprensa que as forças etíopes avançaram hoje para o distrito de Bulohawo, no sul de Gedo, antes de serem travadas pelas "comunidades locais e pelas forças armadas".

"O Governo da Somália condena veementemente as ações do Governo etíope na região de Gedo, que visam desencadear conflitos entre fações na região", afirmou.

"Isto faz parte da interferência da administração de Adis Abeba na soberania e na unidade da Somália", acrescentou.

Nas últimas semanas, as tensões têm vindo a aumentar em torno da Jubalândia, um dos cinco estados semi-autónomos da Somália, que se encontram em conflito.

No final do passado mês de novembro, Ahmed Madobe foi reeleito presidente, o que desagradou ao Governo central da Somália, que pretendia que as eleições fossem adiadas para 2025, de modo a coincidirem com as eleições nacionais.

As tentativas de interferência da Etiópia irão "criar novos conflitos na região", adverte o ministério somali, sublinhando que o seu país continua aberto a uma "coexistência pacífica" com o seu vizinho.

A Somália está pronta a "defender a sua independência e soberania", acrescentou, instando a comunidade internacional a condenar os alegados movimentos etíopes.

Contactadas pela agência de notícias France-Presse (AFP), as autoridades etíopes não fizeram qualquer comentário sobre o assunto.

Leia Também: Líder da oposição vence eleições presidenciais na Somalilândia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas