Israel anuncia uma das maiores apropriações na Cisjordânia desde anos 90

O ministro das Finanças israelita, o ultranacionalista Bezalel Smotrich, confirmou hoje que está em curso a apropriação de 2.260 hectares de terra na Cisjordânia, numa das maiores operações deste tipo desde a década de 1990.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/12/2024 18:23 ‧ 06/12/2024 por Lusa

Mundo

Médio Oriente

"Mais de 23.000 dunams (2.266 hectares) de terras em benefício dos colonatos. Somos nós que determinamos a realidade no terreno e que desmantelamos o estabelecimento de um Estado Palestino", afirmou o ministro, citado pelo Canal 14.

 

A operação de apropriação de terras, que é uma ação declarada ilegal pelas Nações Unidas, afeta em particular o maior colonato da Cisjordânia, Maale Adumim, a leste de Jerusalém, que será alargado 260 hectares para sul para se ligar ao colonato de Kedar, segundo o mesmo canal de televisão.

Os colonatos de Migdal Oz e Susya, no sul da Cisjordânia, e o colonato de Jaffit, no vale do Jordão, também serão alargados.

Trata-se de uma das maiores operações deste tipo desde os Acordos de Oslo em 1993.

Em 13 de setembro de 1993, Israel e a Organização para Libertação da Palestina (OLP) assinaram os Acordos de Oslo, em Washington, os quais levaram à criação da Autoridade Nacional Palestiniana com o intuito de ser o primeiro passo para um Estado palestiniano independente.

Leia Também: Mais de mil investigadores pedem cessar-fogo no Médio Oriente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas