Papa pede "amizade e respeito mútuo" entre religiões na Síria

O Papa Francisco apelou hoje às várias religiões praticadas na Síria que visem a "amizade e respeito mútuo", após a sua audiência geral na Praça de São Pedro.

Notícia

© Getty Images

Lusa
11/12/2024 09:32 ‧ 11/12/2024 por Lusa

Mundo

Papa Francisco

Francisco manifestou a esperança de que "o povo sírio possa viver em paz e segurança na sua amada terra e que as várias religiões possam caminhar juntas na amizade e no respeito mútuo".

 

O papa apelou ainda à procura de "uma solução política que possa promover de forma responsável a estabilidade e a unidade do país, sem mais conflitos e divisões".

O primeiro-ministro, responsável pela transição na Síria, Mohammad al-Bashir, prometeu na terça-feira tranquilidade e estabilidade aos sírios, dois dias depois da queda do poder de Bashar al-Assad durante uma ofuscante ofensiva de uma coligação de rebeldes.

Na mesma linha, Abu Mohammad al-Jolani, líder do grupo radical islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) à frente da coligação rebelde, disse à Sky News de Damasco que "as pessoas estão exaustas pela guerra.

"O país não está preparado para outra e não se encontrará noutra [guerra]", disse.

Os rebeldes sírios declararam, em 08 de dezembro, Damasco 'livre' do Presidente Bashar al-Assad, após 12 dias de uma ofensiva armada de uma coligação liderada pelo HTS, juntamente com outras fações apoiadas pela Turquia, para derrubar o regime sírio.

Perante a ofensiva rebelde, Al-Assad, que esteve no poder 24 anos, abandonou o país e exilou-se na Rússia.

No poder há mais de meio século na Síria, o partido Baath foi, para muitos sírios, um símbolo de repressão, iniciada em 1970 com a chegada ao poder, através de um golpe de Estado, de Hafez al-Assad, pai de Bashar, que liderou o país até morrer, em 2000.

Leia Também: Líder supremo do Irão culpa EUA e Israel pela queda de al-Assad

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas