"É com alívio que vejo finalmente os primeiros reféns a serem libertados e a ajuda humanitária a entrar, à medida que o cessar-fogo entra em vigor em Gaza", escreveu António Costa, na sua conta na rede social X.
Na opinião do presidente do Conselho Europeu, o acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas "traz um vislumbre de esperança muito necessário para a região".
Na mensagem, António Costa defende que "todas as partes devem aderir ao acordo" e conclui afirmando que "a paz é o único caminho a seguir".
O cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza entrou em vigor às 11h15 locais (9h15 em Lisboa), tendo já sido libertadas três mulheres israelitas.
Relieved to finally see the first hostages being liberated and humanitarian aid entering as the ceasefire takes effect in Gaza.
— António Costa (@eucopresident) January 19, 2025
The deal brings a much needed glimmer of hope to the region. All parties must adhere to it. Peace is the only way forward.
Os primeiros camiões com ajuda humanitária entraram em Gaza poucos minutos após o início do cessar-fogo acordado, que atrasou três horas em relação à hora inicialmente definida.
Leia Também: AO MINUTO: "Aparentam estar bem"; Israel confirma que recebeu 3 reféns