Em Sderot, uma cidade israelita situada no extremo norte do território palestiniano, o jornalista viu várias explosões e nuvens de fumo negro no setor de Beit Hanoun, depois das 07h00 de Lisboa (09h00 locais).
Israel anunciou que a trégua não entraria em vigor enquanto não recebesse do Hamas a lista dos primeiros reféns a serem libertados no âmbito do acordo de cessar-fogo.
No sábado, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar declarou que o cessar-fogo entre o movimento islamita palestiniano Hamas e Israel na Faixa de Gaza entraria em vigor às 06:30 TMG (mesma hora em Lisboa) de domingo.
"Tal como acordado entre as partes envolvidas no acordo e os mediadores, o cessar-fogo na Faixa de Gaza terá início às 08:30 de domingo, 19 de janeiro, hora local de Gaza", escreveu Majed al-Ansari, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar (o país mediador) na sua conta X, apelando 'aos residentes (...) para que exerçam a máxima cautela e aguardem instruções de fontes oficiais'.
Leia Também: Netanyahu anuncia adiamento de cessar-fogo em Gaza. Exige lista de reféns