Espanha vai voltar a ser afetada pelo fenómeno DANA (acrónimo espanhol para depressão isolada em vários níveis) esta quinta-feira, com a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) a prever chuva, frio e neve, deixando 17 províncias em alerta.
Dos 17 alertas, nove serão para temperaturas baixas em Huesca, Cordillera e Picos da Europa, Liébana, Burgos, Castela e Leão, Lleida, Pirinéius de Navara e La Rioja. Sob os avisos de chuva e trovoada estarão Cádis, Málaga, todas as ilhas Baleares, Barcelona, Girona, Tarragona, Alicante e Valência. A neve deixa em alerta Barcelona e Girona.
A Aemet indica também que vão soprar "ventos moderados de norte e nordeste" nas costas mediterrânicas peninsulares e "ventos ligeiros de leste" no resto da península e nas ilhas Baleares, com "intervalos mais intensos nas costas".
11/12 23:31 #AEMET #FMA nivel naranja por tormentas y/o lluvias para mañana en Andalucía y Cataluña . Imagen en vigor a las 23:31 (tabla actualizada haciendo CLIC EN LA IMAGEN), o visite https://t.co/3ce1BF7jDj https://t.co/T46IjIOvmY
— AEMET (@AEMET_Esp) December 11, 2024
Em simultâneo, prevê-se "vento ligeiro de norte" nas Canárias.
Ainda em novembro, depois da intempérie que provocou mais de 200 mortos, a região espanhola de Valência esteve sob aviso por possibilidade de chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o colapso das sarjetas e sistemas de saneamento devido às inundações de 29 de outubro.
Os serviços meteorológicos de Espanha chegaram a emitir um aviso laranja (o segundo mais grave) para várias regiões da Comunidade Valenciana, por causa de uma nova DANA, mas não se registaram danos graves.
A DANA é o fenómeno meteorológico que provocou chuvas torrenciais e inundações que em 29 de outubro causaram mais de 200 mortos e destruíram casas e infraestruturas na região de Valência.
Leia Também: Um mês após o DANA em Valência, Miguel saiu pela primeira vez de casa